Propostas para a Ciência,Tecnologia e Inovação na RMVPLN
- siteinstitutocelso
- 11 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2024
Plano de Expansão dos Campi das universidades estaduais paulistas
instaladas na RMVPLN .
Nossa constatação é de que a RMVPLN não possui um Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, porém, tem instalada a infra estrutura e recursos humanos necessários para gestar, desenvolver e manter um polo tecnológico e humano, forte, sustentável e robusto.
Propomos a expansão das instituições e universidades públicas estaduais da região, em termos de cursos, aumento de vagas existentes,infra estrutura acadêmica e campi, a fim de se criar polos de formação de recursos humanos de alta complexidade para a área de tecnologias, matemáticas e ciências humanas, usando como base o Campus da Unesp - Guaratinguetá e as vocações do Campus USP - Lorena, assim como asestruturas já instaladas da FATEC, para atender as necessidades de toda RMVPLN bem como sua inserção estratégica nacional e internacional.
Acesso ao Ensino Superior gratuito e de qualidade
A região do VPLN tem uma grande concentração de instituições de ensino superior privado, uma larga rede de cursos EAD, na maioria das cidades da região, em sua ampla maioria da Rede Privada e que atendem mais de 80 mil alunos da região. As instituições públicas oferecem menos de 2 mil vagas anuais pela Universidade Federal de São Paulo– UNIFESP, campus em São José dos Campos, a Universidade do Estado de São Paulo – UNESP, campus de Guaratinguetá e a Universidade de São Paulo - USP, campus de Lorena. Esse é um número reduzido de Campi e cursos, com relação ao número de instituições privadas e de cursos por elas oferecidas.
Formação de recursos humanos em todas as áreas do conhecimento
Um grave problema, relativo à situação do Ensino Superior e CT&I , na RMVPLN, é a ausência de uma Universidade Pública, que ofereça cursos em todas as áreas do conhecimento, gratuitos e de alta qualidade, bem como desenvolva ensino, pesquisa e extensão nas mais diferentes áreas do conhecimento e não apenas as das especialidades ligadas às demandas locais e empresariais, assim como organize todo esse Sistema em torno de políticas públicas de desenvolvimento da região. É fundamental , que a Universidade Pública esteja também bem estruturada nas áreas de humanas e das artes, entre outras, uma vez que esse é um fator gerador de um ambiente rico para discussões e reflexões teóricas acerca da realidade regional, impactando toda transformação cultural, social e política.
Indução de desenvolvimento e políticas públicas
A presença balizadora das instituições públicas de Estado orientam e dão direção ao desenvolvimento de qualquer região. As experiências no mundo todo são contundentes. Temos como exemplo próximo a região de São José dos Campos. As instituições privadas instaladas em nossa região além de compartilhar da fronteira do conhecimento que seriam produzidos nessas instituições estaduais, também poderão usufruir do intercâmbio acadêmico internacional e da absorção de recursos humanos de alta complexidade produzidos por elas.
Transição para a revolução industrial 4.0
(ref: Ladislau Dawbor “ A subutilização do potencial científico-tecnológico” )
Hoje o principal fator de produção é o conhecimento. O que está se formando é
muito mais do que uma‘indústria 4.0’. Não apenas o dinheiro se desmaterializou em simples sinais magnéticos registrados em computadores mas o conjunto da economia que desloca as suas formas de organização. Não é mais General Motors e semelhantes que dominam o jogo, são os sistemas de controle das finanças e das tecnologias, as “big tech” reunidas como o GAFAM nos Estados Unidos, o BAT na China, os SIFIs (Systemically Important Financial Institutions). No centro da economia, não está mais a fábrica, estão as plataformas, os gestores de fortunas, os controladores da comunicação e da informação pessoal. É para esse mundo que nossos jovens precisam ser preparados. Daí a importância e atualidade das propostas elencadas acima.
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