Projeto Povos território, identidade e tradição
- siteinstitutocelso
- 9 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de out.

O Projeto Povos território, identidade e tradição, realizado pela FioTec com a parceria do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, pelo Fórum das Comunidades Tradicionais, Fiocruz, SUS, Conaq, Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras e Comissão Guarani Yvirupa é de um valor inestimável. Ele traduz um modo de vida em espaço e fluxo com o olhar próprio e específico das populações que habitam esse território. Além disso, se trata de uma ferramenta para registro, valorização, desenvolvimento e continuidade dos lugares e da cultura ancestral dos povos indígenas, caiçaras e quilombolas cujo conhecimento e cultura aqui expostos se transformam em elemento estratégico para a concepção de soluções que passam a compor a política pública.
Essa iniciativa, como parte de um programa complexo de afirmação das comunidades e reconhecimento com as ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é um passo importante em direção a um mundo mais humano com justiça social e respeito às diferenças.
Essas são marcas orientam as ações do Instituto Celso Horta que foi formado no esforço de diagnosticar a região do Vale do Paraíba e litoral Norte de São Paulo a partir de referências como o acordo de Paris, as conferências Habitat e os acordos para contenção do aquecimento global e hoje reúne pesquisadores, ativistas de movimentos sociais e agentes públicos com esse propósito.
Nesse sentido, O Instituto Celso Horta de Estudos e Pesquisa de Políticas Públicas do Vale do Paraíba e Litoral Norte fica honrado em receber o resultado desse trabalho no formato impresso, bem como cumprimenta as entidades envolvidas nesse projeto.
Luiz Antonio Tararan




Parabéns aos envolvidos nesse projeto tão necessário!